sábado, 1 de outubro de 2016

NUPECSO E PRONERA (PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA)

NUPECSO E PRONERA (PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA)

Desde dezembro o Grupo de Pesquisa em Educação e Ciências Sociais - NUPECSO/UESPI trabalha juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Grupo Afrocultural Coisa de Nêgo e várias comunidades quilombolas do Piauí na elaboração do curso de Ciências Sociais para os quilombolas. Este curso tem a diferenciação de trazer à tona os debates sobre a questão negra, o racismo, a religiosidade e a delimitação dos territórios na perspectiva antropológica. Além do mais, as questões sobre o campo, o latifúndio, a agroecologia, juventude e gênero estão na pauta da formação destes futuros cientistas sociais negros/negras.

A metodologia de elaboração contou com a participação dos negros e negras das comunidades, na maioria das vezes na própria comunidade, onde os princípios, as diretrizes e a malha curricular eram colocadas em debates com o objetivo de se codadunar com os interesses e valores dos quilombolas.

Nesta sexta-feira, 30/09/2016 o projeto de Curso de  Ciências Sociais foi submetido à apreciação da Comissão Nacional do PRONERA, o qual avalia pedagogicamente a proposta, nesta avaliação foi aprovado. Esta é uma conquista do movimento negro e de todos, inclusive a UESPI, que lutam por um mundo mais igualitário, sem preconceito, sem discriminação racial, religiosa e de gênero.






2 comentários:

  1. Parabens. Excelente trabalho de integeação interessante e inovador. Ressalta o árduo trabalho dos professores da UESPI, sem dúvidas os grandes responsáveis pelos reconhecimentos sociais. Saudações grande Bispo. Sou seu admorador.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: integração e admirador. Enviando do celular sempre vai com erros. Desculpem.

    ResponderExcluir